Headlines News :
Home » » Avião solar bate novo recorde com viagem de 1.540 quilômetros

Avião solar bate novo recorde com viagem de 1.540 quilômetros

Written By Novinhas Gulosas on sábado, 25 de maio de 2013 | 09:05



O avião solar Impulse completou na madrugada de quinta-feira um voo de 1.540 quilômetros, batendo recorde de viagem aérea com uso exclusivo de energia do sol. Pilotada por André Borschberg, a aeronave conhecida como HB-SIA voou de Phoenix a Dallas, nos Estados Unidos, ficando no ar por 18 horas. As informações são da Wired.


O trajeto é parte da viagem "Across America" ("Cruzando os EUA", em tradução livre), que deve terminar em julho com a chegada do avião em Nova York.

Após 18 horas de voo, com trechos em que o vento empurrava aeronave para trás, HB-SIA chegou em Dallas, nos Estados Unidos Foto: AP
Após 18 horas de voo, com trechos em que o vento empurrava aeronave para trás, HB-SIA chegou em Dallas, nos Estados Unidos
Foto: AP
O Impulse tem quase a mesma envergadura que um Boing 747, mas pesa o equivalente a um carro sedã médio (cerca de 100 vezes menos do que uma aeronave a combustível). São quatro motores de 10 cavalos de potência impulsionando o avião, que voa a cerca de 48 quilômetros por hora.


A velocidade mais baixa ajuda a aumentar a autonomia do HB-SIA. A força dos propulsores vem de 12 mil células fotovoltaicas montadas nas asas e na traseira do avião, cujo corpo é de fibra de carbono.


Durante a noite, a energia vem das baterias - quando desceu em Dallas, o Impulse ainda tinha 60% delas cheias, o que será usado para decolar na terceira viagem rumo a Nova York. O trajeto iniciado em Phoenix foi tranquilo e com poucas turbulências, e o passo "tranquilo", como definiu o piloto, serve para ajudar a equipe do HB-SIA a melhorar as técnicas de voo.



Piloto Andre Borschberg (à esq.), cofundador e CEO da fabricante do avião, e Bertrand Piccard, chairman da companhia Foto: AP
Piloto Andre Borschberg (à esq.), cofundador e CEO da fabricante do avião, e Bertrand Piccard, chairman da companhia
Foto: AP
Borschberg relata à Wired, por exemplo, que em muitos momentos pegou "ondas de ar", que faziam o avião baixar ou aumentar a altitude. Mas diferente de um planador, o Impulse não consegue se aproveitar disso. Então, o aprendizado do piloto foi no sentido de evitar as ondas que o faziam perder altitude.


Outra situação enfrentada na viagem foi a força do vento contra, difícil de bater quando se viaja a 48 quilômetros por hora. Isso teria aumentado o tempo da viagem, segundo Borchberg à revista americana. Em alguns momentos, inclusive, a velocidade do vento era maior que a do avião, o que fez com que a aeronave literalmente voasse para trás.



Para esperar liberação da autoestrada 13L, onde deveria pousar, Impulse ficou voando em zig-zag sobre Dallas Foto: Wired / Reprodução
Para esperar liberação da autoestrada 13L, onde deveria pousar, Impulse ficou voando em zig-zag sobre Dallas
Foto: Wired / Reprodução
Mesmo assim, ele completou o trajeto em 15 horas. Com um problema: quando chegou e estava pronto para descer, a autopista em que deveria pousar ainda estava cheia de carros. Então o HB-SIA ficou voando em zig-zag sobre a região até que o controle aéreo desse autorização para pouso na rodovia 13L, à 1h08.


O plano para depois de completar a missão Across America é fazer uma viagem ao redor do globo, em 2015, dessa vez usando um avião maior, ainda em construção na Suíça. O recorde batido pela equipe com o Impulse supera não só o próprio recorde anterior, como também qualquer outro atingido por aeronaves com motor elétrico.


Share this post :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Washington Cipriano | Mas Template
Copyright © 2011. Mundo em 24 Horas - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger