O avião solar Impulse completou na madrugada de quinta-feira um voo de 1.540 quilômetros, batendo recorde de viagem aérea com uso exclusivo de energia do sol. Pilotada por André Borschberg, a aeronave conhecida como HB-SIA voou de Phoenix a Dallas, nos Estados Unidos, ficando no ar por 18 horas. As informações são da Wired.
O trajeto é parte da viagem "Across America" ("Cruzando
os EUA", em tradução livre), que deve terminar em julho com a chegada do
avião em Nova York.
O Impulse tem quase a mesma envergadura que um Boing
747, mas pesa o equivalente a um carro sedã médio (cerca de 100 vezes
menos do que uma aeronave a combustível). São quatro motores de 10
cavalos de potência impulsionando o avião, que voa a cerca de 48
quilômetros por hora.
A velocidade mais baixa ajuda a aumentar a autonomia do
HB-SIA. A força dos propulsores vem de 12 mil células fotovoltaicas
montadas nas asas e na traseira do avião, cujo corpo é de fibra de
carbono.
Durante a noite, a energia vem das baterias - quando
desceu em Dallas, o Impulse ainda tinha 60% delas cheias, o que será
usado para decolar na terceira viagem rumo a Nova York. O trajeto
iniciado em Phoenix foi tranquilo e com poucas turbulências, e o passo
"tranquilo", como definiu o piloto, serve para ajudar a equipe do HB-SIA
a melhorar as técnicas de voo.
Borschberg relata à Wired, por exemplo, que em
muitos momentos pegou "ondas de ar", que faziam o avião baixar ou
aumentar a altitude. Mas diferente de um planador, o Impulse não
consegue se aproveitar disso. Então, o aprendizado do piloto foi no
sentido de evitar as ondas que o faziam perder altitude.
Outra situação enfrentada na viagem foi a força do vento
contra, difícil de bater quando se viaja a 48 quilômetros por hora.
Isso teria aumentado o tempo da viagem, segundo Borchberg à revista
americana. Em alguns momentos, inclusive, a velocidade do vento era
maior que a do avião, o que fez com que a aeronave literalmente voasse
para trás.
Mesmo assim, ele completou o trajeto em 15 horas. Com um
problema: quando chegou e estava pronto para descer, a autopista em que
deveria pousar ainda estava cheia de carros. Então o HB-SIA ficou
voando em zig-zag sobre a região até que o controle aéreo desse
autorização para pouso na rodovia 13L, à 1h08.
O plano para depois de completar a missão Across America
é fazer uma viagem ao redor do globo, em 2015, dessa vez usando um
avião maior, ainda em construção na Suíça. O recorde batido pela equipe
com o Impulse supera não só o próprio recorde anterior, como também
qualquer outro atingido por aeronaves com motor elétrico.
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